"Um gentio que observe o Shabat [Sabate] deve morrer." "Faz do teu Shabat um dia de semana e não necessites de pessoas." "receber o Shabat deve ser enquanto ainda é de dia." A maldição da serpente é que a poeira será sua comida. "Um sábio discípulo é como o Shabat." "Uma pessoa inculta tem o medo do Shabat sobre ela."
Há "dia de semana" e há "Shabat." Um dia de semana são os seis dias de semana, que é o tempo de trabalhar, quando devemos classificar e separar o sagrado do mundano, o que é Kedushá [santidade] e o que é o oposto.
Durante a aceitação do fardo do reino dos céus permanentemente, quando ele não deveria mais pensar e contemplar, isto é chamado "receber o Shabat." A sagrada Shechina [Divindade] é chamada Rainha do Shabat, ou seja que durante o trabalho, ela é chamada "Shechina na poeira,” mas depois do escrutínio ela é chamada "uma rainha.”
Este é o sentido de "Vai meu amado, para a noiva," que é a unificação do Criador com a Shechina. Mas quando ela está na poeira, é impossível dizer, "Vai meu amado," pois a própria pessoa faz a separação, pois ela mesma diz que é desadequado do Criador se unir a tal trabalho, cuja inteira base sobre nada se apoia, como em, "Ela nada tem que lhe pertença," mas em vez disso tudo é acima da razão.
Por esta razão, quando a pessoa vem para receber o Shabat, é certamente ainda um dia de semana para ela. Mas depois de ela receber o Shabat, ele é chamado "Shabat." Ou seja, agora é proibido fazer quaisquer escrutínios, que é a hora de repouso, pois em relação à santidade do dia em si, é proibido fazer qualquer trabalho de escrutínios.
Se, por acaso, a pessoa vir que ela não tem temor aos céus e pensa que é proibido fazer escrutínios no Shabat, dado que é proibido trabalhar no Shabat, sobre isto foi dito, "Um gentio que observa o Shabat deve morrer," ou seja que ela se condena a morte por não se engajar no trabalho de aceitar o fardo do reino dos céus, dado que está escrito que "ele vive neles" e não que morre neles.
Isto é, salvar uma vida tem prioridade sobre o Shabat. Se a pessoa vir que ela não tem temor, então ela não tem vida, pois somente a aceitação do fardo do reino dos céus a anexa à Vida das Vidas. Assim, se ela sentir que ainda é um gentio e que quer descansar, ela deve morrer.
Embora ela tenha a opção de aceitar a fé do meio ambiente, pois ela pode dizer, "Eu vejo que todas as pessoas da cidade se engajam na Torá e Mitsvot [mandamentos], então por que devo eu me engajar em escrutínios?" Disseram eles sobre isso, "Faz do teu Shabat um dia de semana e não necessites de pessoas” (Shabat 118a). Significa que é proibido receber a base da fé das pessoas, mas em vez disso classificar a base da fé para que ela venha somente dos céus, como em "que seus alimentos venham do céu."
Depois lhe é chamado "um sábio discípulo." "Sábio" significa o Criador, ou seja que ela recebe a construção do Criador. Ele não deve ser um discípulo das pessoas, aprendendo "uma letra," chamada "fé," das pessoas.
Este é o significado de um sábio discípulo ser o Shabat. Aquele que é recompensado com fé permanente, repousa do seu trabalho. Nessa altura, o inculto, ou seja seu corpo, o temor do Shabat está sobre ele. Ou seja, "Um anjo mau responderá 'Amén' contra sua vontade."
Mas quanto à serpente, poeira será sua comida. Portanto, ela sempre tem alimentos e nunca precisa do Criador, ou seja com seu trabalho que é Lo Lishma [não pelo Seu bem], quando a inteira base é edificada sobre pessoas, que é a poeira da terra. Nessa altura, ela só precisa de pessoas e isto ela sempre pode receber e sempre permanecerá na qualidade de "inanimado."
Mas se a pessoa não concordar permanecer no estado de uma serpente, que é a vontade de receber, quando ela se quer engajar na doação, então ela precisa do Criador.
Inversamente, a serpente, que foi amaldiçoada de não precisar da ajuda do Criador, naturalmente sempre permanecerá na sua humildade e as palavras, "Se o Criador não o ajudasse, ele não a superaria," não se vão tornar realidade para ela, como em "O Senhor vai terminar por mim," não se vão tornar realidade para ela. Em vez disso, o mundo inteiro vai prover para ela e ela sempre será necessitada de pessoas.
Mas aquele que percorre o caminho do Criador e não no caminho do mundo, é recompensado com ser favorecido pelo Criador.
Isto é especificamente aquele que necessita da ajuda do Criador, como está escrito, "Aquele que vem para se purificar é ajudado" (Shabat 104a). Foi interpretado no Zohar, "Com o quê? Com uma sagrada alma." O Criador lhe dá uma alma de Kedusha e com esta força ele se consegue purificar.
Esse é o significado de "Mais recompensado? Lhe é dado Ruach..." ou seja se ele quiser ser purificado cada vez, ou seja ser mais puro e o poder de assistência da alma não for suficiente para ele para a pureza que ele pensava necessitar antes de ter recebido a alma de Kedusha.
Mas depois de ter recebido a alma de Kedusha, ele sente que há mais espaço para trabalhar sobre a pureza e o poder de assistência que recebeu não é suficiente para determinar para o lado da pureza. Assim, ele ora e pede uma vez mais ajuda do alto. Nessa altura, lhe deve ser dada maior força que lhe foi dada antes. Portanto, agora lhe é dada Ruach, etc., até que lhe sejam dadas todas as NRNCHY na sua alma.