Nós precisamos de explicar a disputa entre Coré e Moisés. Moisés disse que tudo aquilo que Coré argumentava não era contra Moisés mas contra o Criador. Coré argumentava que ele acreditava no Criador, como está escrito, "A inteira congregação é sagrada" e que disseram nossos sábios, "Todos escutaram em Sinai, 'Eu sou o Senhor teu Deus,'" mas ele não quis acreditar em Moisés.
Porém, antes de ele ter interesse pessoal, ou seja que ele teve de fazer uma grande concessão, ele acreditava em Moisés. Mas assim que ele viu Elzafã se tornar presidente, embora entendesse segundo sua mente que ele merecia a presidência e tivesse de acreditar em Moisés que este era o mandamento do Criador, sua fé em Moisés já não era assim tão grande.
Não foi suficiente que ele acreditasse no Criador e que a Torá foi dada através de Moisés e que ele deve acreditar nele, uma vez que com o intelecto, é impossível entender a Torá, dado que a visão dos senhorios é oposta à visão da Torá e precisamos somente da fé nos sábios, pois sem Torá é impossível saber o que é a visão da Torá e temor aos céus, pois não é o inculto que é devoto, como está escrito, "Quem dera que Me deixassem e mantivessem Minha Torá [lei].”
Uma pessoa não pode dizer ao seu amigo que ela confia nele somente em relação a algo pequeno, mas não sobre algo grande. Se a pessoa não confia no seu amigo sobre grandes coisas, ela certamente não confia nele sobre pequenas coisas, também. A razão pela qual parece que ela confia nele sobre algo pequeno é somente porque a coisa não é importante para ela, então ela pensa que até se ele não disser a verdade, isso não importa.
Por esta razão, quando Coré não quis confiar em Moisés em relação à presidência, imediatamente foi revelado que em relação ao resto das questões ele também não tinha fé. Foi por isso que ele foi imediatamente questionado sobre um Talit [Xaile de oração judaico] que é todo azul e uma casa que está cheia de livros.
Em vez disso, nós devemos ser fortes na fé nos sábios e nos submetermos e sermos baixos aos nossos olhos em comparação com os justos. A questão da humildade se torna revelada principalmente quando a pessoa precisa de fazer alguma coisa que o seu amigo o obriga a fazer, enquanto sua própria visão indica o oposto da visão do seu amigo e ainda assim ele se subjuga a si mesmo. Isto é chamado "humildade," quando ele baixa a sua própria visão.
Este é o significado de Datan e Aviram. "Datan" significa que eles queriam que a Dat [religião] fosse na forma de Avi [meu pai], ou seja "desejo," tal como em "Ele não Avá [quis] deixá-los ir." Este é o sentido de Avi-Ram, que essa religião é Ram [alta], adequada ao seu intelecto.
Inversamente, Moisés deu uma religião de humildade, que não serve ao seu intelecto, como está escrito, "Um Talit que é todo azul," etc. Por esse motivo "Eles desceram vivos para o Sheol," ou seja que embora tivessem vida porque todos estavam na ocasião do Monte Sinai, sem a Torá com fé nos sábios descemos ao Sheol. Não há outro meio senão fé nos sábios.