Setembro de 1981
"Neste dia, o Senhor teu Deus te ordena a fazer estes estatutos e ordenanças e tu os guardarás e os farás com todo teu coração e com toda tua alma." Interpreta RASHI, "Cada dia serão como novos aos teus olhos, como se te tivessem sido ordenados nesse dia."
Devemos entender o mandamento que cada dia serão comonovos aos teus olhos. Claramente isto não significa que cada dia ele deve comprar novos Tefilin [filactérios] ou um novo Tzitzit [xaile de oração]. Por esta razão, é interpretado, "como se te tivessem sido ordenados nesse dia." Porém, devemos ainda entender por que precisam de ser "como se te tivessem sido ordenados nesse dia."
A questão é que há aqueles que observam a Torá e Mitsvot [mandamentos] na conduta do público geral e há aqueles que observam Torá e Mitsvot na conduta do particular. Aqueles que querem trabalhar na conduta do particular devem se engajar em Torá e Mitsvot não em prol de receber recompensa. Em vez disso, eles querem doar contentamento sobre seu Fazedor. Depois, na medida que els alcançam a grandeza do Criador, a essa medida eles querem doar.
Como está escrito no Zohar sobre o versículo, "Seu marido é conhecido nos portões," cada um segundo aquilo que ele assume no seu coração. Sucede-se que a inteira finalidade do seu engajamento em Torá e Mitsvot é em prol de os trazer a reconhecer a grandeza do Criador.
Assim se sucede que a pessoa que cresce precisa de maior reconhecimento do Criador cada dia. Logo, cada dia ela tem o mandamento de "o Senhor teu Deus." "teu Deus" significa que ela conhece o Criador em pessoa, pois é "teu Deus" na forma singular.
Este é o significado de "Cada dia serão como novos aos teus olhos, como se te tivessem sido ordenados nesse dia," uma vez que cada dia devemos receber um mandamento de um grau mais alto, que significa que lá, a grandeza do Criador é mais aparente.