Agosto de 1987
"E veio a passar-se porque escutas." Interpretou RASHI, "Se obedeceres aos Mitsvot [mandamentos] menores, que a pessoa atropela com seus calcanhares, tu escutarás." Os interpretes questionaram por que está escrito somente "ordenanças" e não leis," também.
Eles explicam que "porque" contém as leis e a insinuação é está na palavra "porque" (é assim que [o livro] Kli Yakar o explica), uma vez que Satã e as nações do mundo os contam com eles no sentido que seu sabor é desconhecido e portanto as pessoas os tratam levemente e os atropelam com seus calcanhares. É por isso que ele os menciona com a palavra Ekév [porque, ou Akév (calcanhar)] e não com a palavra "leis."
Ele se refere à questão da fé, onde as nações do mundo afirmam que tudo deve ser com consciência, ou seja que quando a pessoa observar Torá e Mitsvot [mandamentos] não em prol de receber recompensa, o corpo não entende isto e pergunta, "O que são estas Mitsvot e qual a razão de fazê-las se o corpo não recebe recompensa por isso?"
Assim, o mundo inteiro despreza isto, que é o por quê do mandamento sobre isso usar a palavra Ekév [porque, semelhante a Akév (calcanhar)]. Quando a pessoa quer alcançar a meta, ela não se deve importar que o mundo inteiro persiga a satisfação dos desejos do corpo. Em vez disso, ela deve fazer a vontade do Criador, ou seja que seu único desejo seja trazer contentamento ao Criador.
Se a pessoa disser que é difícil percorrer este caminho, a Torá nos promete, "O Senhor teu Deus preservará," etc., ou seja que o Criador vai guardar a pessoa que quer alcançar a verdade, para que ela possa alcançar isto.
Esse é o sentido de "O Senhor está próximo de todos aqueles que O evocam em verdade." Por outras palavras, aquele que ora para o Criador, que quer percorrer o caminho da verdade, está próximo do Criador, ou seja que o Criador se aproxima dele. Significa isto que o Criador lhe dá o poder para estar em equivalência de forma com o Criador.