Julho de 1982
Está escrito no Zohar (VaEtchanan, Item 35) sobre o versículo, "E os olhos de ambos se abriram," "No futuro, está escrito, 'E Eu conduzirei os cegos num caminho que eles não conhecerão ... pois o Criador está destinado a abrir olhos que não foram sábios, para que olhem na alta sabedoria e alcancem aquilo que não alcançaram neste mundo, para que conheçam o seu Mestre.'"
Está escrito em Isaías 42, "Os surdos escutarão e os cegos olharão e verão. Quem é cego senão Meu servo, ou surdo como Meu mensageiro que Eu envio? Quem é tão cego como aquele que está em paz e tão cego como o servo do Senhor?"
Devemos entender isto. Será que o Criador só tem servos cegos e mensageiros surdos? Não poderia Ele escolher para Si pessoas sem defeitos?
No caminho do trabalho do Criador, o caminho da verdade, há sempre dois opostos, como é explicado em vários lugares na Sulam [Comentário da Sulam sobre o Zohar]. Também, aqui devemos interpretar que aquele que pode ser mensageiro do Criador é precisamente aquele que é "surdo," uma vez que ele não quer escutar difamação. Quando a pessoa quer trabalhar em Lishma [pelo Seu bem], o corpo lhe resiste com todos os tipos de argumentos e ela finge não escutar aquilo que o corpo lhe diz.
Sucede-se que ela sempre pode estar em plenitude, uma vez que a razão pela qual a pessoa cai do seu grau é somente porque ela escuta a difamação do seu corpo sobre o trabalho não em prol de receber recompensa. Sucede-se que ela pode estar sempre em plenitude.
Por outro lado, ela deve ver que ela é "cega," ou seja que ela não tem abertura dos olhos na Torá, dado que a inteira Torá são os nomes do Criador, todavia ela não vê.
Nessa altura, ela tem Kelim [vasos], chamados "carências pela luz da Torá," dado que ela se sente carente porque a inteira Torá está oculta dela e ela sente que é cega. Precisamente ela pode ser serva do Criador, ou seja que o Criador abrirá os seus olhos na Sua Torá [lei], como está escrito, "Abre nossos olhos na Tua Torá."
Contudo, nós vemos que há muitas pessoas que são cegas porque seus olhos foram selados para a luz da Torá e não é qualquer um que é recompensado com a abertura dos olhos. Disseram nossos sábios sobre isso, "Um cego é tão importante como o morto; o pobre é tão importante como o morto; aquele que não tem filhos é tão importante como o morto."
Significa isto que se a pessoa se considera "morta" quando ela sente que está cega, ou seja sente que com isto ela se torna pobre de conhecimento, que ela não tem entendimento na Torá, que é considerado não ter filhos, ela se considera a si como se estivesse morta, que ela não tem sabor na vida porque seus olhos estão selados da Torá. Todavia, ela é chamada "um servo do Criador," como está escrito, "tão cego como o servo do Senhor" e ela é recompensada com a abertura dos olhos na Torá.
Este é o significado das palavras, "os surdos escutarão." Significa isto que posteriormente, quando ele é recompensado com a luz da Torá, aquele que era anteriormente surdo e não queria escutar a difamação do corpo sobre o trabalho em prol de doar, posteriormente ele escuta, observando "E tu amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração," ou seja com ambas tuas inclinações, uma vez que "Quando o Senhor deseja os caminhos do homem, até seus inimigos fazem a paz com ele." Nessa altura, o corpo, também, concorda com o trabalho do Criador.