"E veio a passar-se porque tu escutas estas sentenças e as observas e as fazes." "O Senhor teu Deus vai preservar contigo a aliança e a bondade que Ele jurou aos teus antepassados." "Por causa da humildade e do temor ao Senhor."
Quando a pessoa percorre os caminhos do Criador, ela sente que cada dia ela adquire uma certa medida de Torá e Mitsvot [mandamentos] e ela sempre acrescenta, por vezes mais e por vezes menos. Mas durante a semana, ela adquire um bem de Torá e Mitsvot. Quando chega o Shabat [Sabate], na noite do Shabat ela tem aquilo pelo qual trabalhou. Portanto, ela sente que no Shabat, ela come daquilo que ela trabalhou durante o resto dos dias de semana, chamados "seis dias de trabalho."
Nessa altura, ela sabe que precisa de humildade, então ela procura ceto defeito em si em prol de ser capaz de dizer que ainda está em humildade. Mas o versículo diz, "Não tragas abominação para tua casa." Está também escrito, "Qualquer um que seja orgulhoso é uma abominação para o Senhor." Também, aqui disse Rabi Yochanan em nome de Rabi Shimon, "Qualquer um em quem haja grosseria de espírito, é como se ele cometesse idolatria” (Sota 4b).
Devemos entender por que aquele em quem há grosseria de espírito, é como se ele cometesse idolatria. "Por causa da humildade" significa que o fim da humildade é o temor ao Criador [Ekév significa "por causa" e "calcanhar”]. Devemos entender o que é humildade.
Quando a pessoa sente que não tem Torá ou boas acções, quando ela sente que é a pior, isso significa que ela vê que todos se engajam em Torá e Mitsvot [mandamentos] e que estão satisfeitos com suas vidas, enquanto ela vive sem satisfação em Torá e Mitsvot.
Porque o público geral é feito da qualidade de "circundante" e há uma diferença entre o todo de Israel e o particular, uma vez que no todo de Israel as luzes circundantes brilham, então no geral, cada um do público pode chorar pela ruína do Templo e esperar a revelação de Elias e a redenção completa e a chegada do Messias em breve nos nossos dias, Amén, pois na qualidade de "circundante," cada um tem alguma sensação destas palavras, "exílio" e "redenção."
Mas quando alguém do particular se questiona e reflecte, ele vê que não faz ideia destas questões. Nisto, há uma diferença entre o público geral e o particular. Ou seja, é impossível que o particular obtenha luz interior antes que seja recompensado com arrependimento.
Assim, quando a pessoa começa a percorrer o caminho do Criador pessoalmente, ou seja não como parte do público geral, se engajando em Torá e Mitsvot do jeito que o público geral se engaja em Torá e Mitsvot, mas individualmente, ela vê que nada tem. Pelo contrário, cada dia se torna pior para ela, pois quanto mais ela se engaja em Torá e Mitsvot no caminho da verdade, mais ela vê que está longe da verdade.
Nessa altura, ela entra na humildade, uma vez que ela sente que é pior que todos, pois cada um tem pelo menos uma iluminação na forma de "circundante," enquanto ela não consegue avançar com a circundante porque já começou o trabalho no caminho do particular, então ela nada tem do caminho do público geral.
Então com sua humildade, com as aflições que ele sofre por não ter bens, por estar completamente vazio, ele deve fazer uma oração honesta para o Criador lhe dar o temor ao Criador. Isto é chamado "O Senhor teu Deus preservará para ti a aliança e a gentileza," que o Criador vai aproximá-lo Dele.
Inversamente, aquele que tem grosseria de espírito, que pensa que tem mais bens que todos, nunca será capaz de alcançar o temor ao Criador. Por esta razão, é como se ele cometesse idolatria, uma vez que ele não precisa que o Criador o aproxime.