"A mente" é considerada Chochmá e o "coração" é considerado Biná, que é luz de Chasadim. A mente consegue controlar, ou seja que ela tem a capacidade de governar, para que especificamente isto brilhe quando ela tem um coração, que é a qualidade de Chasadim. Antes dela ter Chasadim, a luz de Chochmá não tem governação, ela não pode brilhar e esse tempo é chamado de "noite."
Inversamente, na mente corporal, disse Baal HaSulam que a mente não tem qualquer controle sobre o coração, que é a vontade de receber, dado que a vontade de receber é o senhorio e a mente é impotente em derrubá-lo do seu governo, pois "A pessoa aprende somente onde seu coração deseja." Por outras palavras, a pessoa não vê mente senão naquilo que o coração quer.
Por exemplo, se a pessoa quer roubar, ela pede à mente para lhe fornecer caminhos e condutas para levá-lo a cabo. Ou se ela quer fazer boas acções, a mente a aconselha sobre como levar isto a cabo, também.
Sucede-se que a mente serve o coração, que é a vontade de receber, tal como as mãos e pernas e o resto dos assistentes que a pessoa tem. Por essa razão, não há outro caminho senão purificar o coração, razão pela qual oramos, "Purifica nossos corações para Te servir em verdade." A mente não consegue determinar para o homem para caminhar no bom caminho ou o contrário. Em vez disso, foi dito na hora da doação da Torá, "Nós faremos e nós escutaremos."
Ou seja, nós faremos sem mente e depois seremos recompensados com escutar, para que possamos escutar que aquilo que estamos a fazer é bom para nós. Inversamente, se primeiro quisermos entender que é vantajoso para nós doar sobre o Criador e que depois faremos, isto nós nunca vamos alcançar.
Isso é como disseram nossos sábios, "'Portanto disseram os governadores.' Rabi Shmuel Bar Nachmani disse, ‘Rabi Yonatan disse, 'Por que está escrito, 'Portanto disseram os governadores'? São aqueles que governam sua inclinação.' 'Vêm em cálculo,' venham deixem-nos calcular o cálculo do mundo pela perda de um Mitsvá [mandamento] em comparação com sua recompensa e a recompensa por uma transgressão em comparação com sua perda. 'Constrói e estabelece,' se assim fizeres, serás edificado neste mundo serás estabelecido para o mundo vindouro’” (Bába Bátra 78b).
Logo, aqueles que governam sua inclinação, nomeadamente fazendo, que é fazer acima da lógica, conseguem fazer um cálculo consciente. Mas sem o aspecto de "fazer," a mente não consegue calcular porque a pessoa nunca consegue ver a verdade, pois a pessoa está escravizada e é tendenciosa em relação ao coração, a vontade de receber, então ela aceita um suborno se ela vir que isso possa estragar o amor próprio.
Em vez disso, primeiro devemos receber a Torá e Mitsvot [mandamentos] na conduta de fazer acima da razão, que é chamado "fazer sem mente" e depois somos recompensados com escutar, quando podemos fazer bons cálculos até chegarmos a um estado de escutar dos céus. Como disse Baal HaSulam, "A recompensa pelo Mitsvá - o Metzavé [Comandante],” ou seja que somos recompensados com escutar o Comandante dos mandamentos.