Outubro-Novembro de 1963
Sobre Abraão pedir conselho sobre a circuncisão, é explicado em Siftey Hachamim que isso é para receber uma recompensa maior pelo Mitsvá [mandamento] e ele pensou que talvez o contestassem.
Devemos interpretar que Abraão viu que uma vez que tinha um Mitsvá que poderia fazer somente uma vez na sua vida, ou seja que poderia fazer um esforço sobre esse Mitsvá somente uma vez, ele pensou na ideia de pedir aos seus amigos. Caso eles resistissem, ele teria grande trabalho para os superar e "Segundo o esforço, tal é a recompensa." Por esta razão, ele se testou a si mesmo em prol de receber recompensa.
Vemos disto que ele queria tanto fazer a vontade do Criador que era vantajoso para ele se testar somente por entender que fazer a vontade do Criador deveria ser com um poder de superação.
Por esta razão, embora não precisemos de nos testarmos, é em vez disso uma coisa diária que o mundo e o meio ambiente contestam o trabalho do Criador e nós devemos superá-los e não considerar aquilo que eles dizem e entender que isso é para nosso benefício, que é em prol de recebermos recompensa por isto.
Quando alguma resistência ao trabalho aparece, devemos estar felizes, dado que somente agora será possível ganhar uma grande recompensa, tal como quando a pessoa está feliz quando vê que fará grande lucro. Ela não olha para o esforço, somente para a recompensa. Como está escrito, nós devemos superar na Torá e Mitsvot [mandamentos].
Quando tivermos perturbações, teremos alegria por nos ser dada uma oportunidade para ganhar uma grande recompensa.
Similarmente, com a caridade, devemos superar mais que o meio ambiente obriga. Em vez disso, cada um deve dar mais do que ele é capaz e então isso é considerado superação.