1 de Junho, 1973
"Assim fariam os de mente limpa em Jerusalém: Eles não entrariam numa refeição a menos que soubessem quem jantava com eles" (Sinédrio23a).
"Mente limpa" significa pessoas que estão purificadas da razão, como disseram nossos sábios, "Fulano e Sicrano foi purificado dos seus bens." Significa isto que eles são pessoas que avançam acima da razão, que na forma plural [em Hebraico], se chama "mente limpa." Essas pessoas devem ser cautelosas para não entrarem em contacto com pessoas que só conseguem trabalhar dentro da razão, dado que a visão dos senhorios é oposta da visão da Torá.
"A visão dos senhorios" significa dentro da razão, quando a pessoa entende o que ela está a fazer e sempre pensa se é vantajoso para ela fazer ou não fazer, ou seja que benefício a acção que ela está a fazer vai produzir para ela.
Inversamente, "a visão da Torá" é como disseram nossos sábios, "A Torá existe somente naquele que se condena a morte por ela" (Berachot 63b). Significa isto que ele deve anular o seu eu, ou seja anular toda a sua existência. Portanto, não há razão aqui com a qual pensar sobre o que a observação da Torá e Mitsvot lhe dará.
Um senhorio sempre pensa em bens. Assim, com tudo aquilo que ele faz, ele pensa o que pode isto acrescentar à sua propriedade. Mas o caminho da Torá é a anulação da propriedade. Logo, aqueles que estudam Torá e avançam dentro da razão, ou seja a visão dos senhorios, têm um caminho diferente dos estudantes da Torá que avançam acima da razão, que são chamados "mente limpa," pois eles são purificados da razão porque eles querem o cancelamento da realidade.
Logo, que visão se pode dizer que o obriga a se anular completamente a si mesmo? Este discernimento é chamado "não em prol de receber recompensa." Portanto, eles precisam de grande cuidado para não seguirem os estudantes da Torá que avançam dentro da razão.