Fevereiro de 1981
"Tomai de entre vós uma contribuição para o Senhor; quem quer que seja se um coração disposto a trará.
A questão de tirar de entre vós significa retirar verdadeiramente, do próprio corpo da pessoa. O Zohar interpreta que Trumá [contribuição] significa Tarum Hey [levantar a (letra) Hey], onde devemos elevar a Hey para a Vav.
Similarmente, está escrito no Zohar que Teshuva [arrependimento] é chamado " a Hey retorna à Vav," que significa, como ele interpreta na Sulam [Comentário da Escada sobre o Zohar] que a Hey é chamada Malchut, que significa que o Kli [vaso] que recebe deve ser devolvido à Vav, pois a Vav é chamada "o Dador." Quando a pessoa se engaja em questões de doação, por uma acção abaixo, a acção no alto desperta.
Nessa altura, isso faz com que o que será incluido na Malchut na raiz da sua alma, que será também em prol de doar, como o homem abaixo se engaja na doação. Isto é chamado "a unificação do Criador e da Sua Shechiná [Divindade].
Com isto entendemos a contribuição do Criador, que é como está escrito, "O Misericordioso levantará para nós a cabana caída de David." Isto é chamado "levantar a Shechiná da poeira." Sobre uma queda na corporalidade, podemos ver que às vezes é sabido que o ouro caiu no mundo, ou seja que perdeu o seu valor e ele não é tão valioso como deveria ser.
É semelhante com a espiritualidade. Se a espiritualidade não tiver o valor que é suposto ter, nós não pagamos por ela o pagamento necessário. E uma vez que a pessoa é exigida que trabalhe em devoção, se a pessoa não tiver o valor real, para que valha a pena pagar o preço da devoção, isto é considerado que a Shechiná está na poeira.
É sobre isto que oramos, "O Misericordioso levantará para nós a cabana caída de David," ou seja que o Criador nos dará a sensação de exaltação do trabalho sagrado. Esse é o sentido de "Tomai de entre vós uma contribuição para o Senhor," ou seja que os vasos de recepção da pessoa darão ao Criador, que é chamado a anulação em devoção ao Criador.
Dando o despertar para levantar a Hey da poeira, o Criador ajuda do do alto, para que seja "Quem quer que seja de coração disposto a trará." Significa isto que o coração inteiro vai concordar com a questão da devoção ao Criador. "Quem quer que seja de coração disposto a trará" é chamado "Aquele que vem para se purificar é ajudado."
Mas antes disto, devemos começar o trabalho com fé acima da razão tanto na mente como coração, ou seja em prol de doar.
Isto assim é porque essas pessoas que não têm trabalho na corporalidade, isso é porque elas não querem trabalhar por baixos salários. Mas se todos concordassem trabalhar sem recompensa, todos teriam trabalho. Mas uma vez que elas querem um preço pelo seu trabalho, o empregador não pode sempre empregar trabalhadores porque ele não pode pagar pelo seu trabalho.
Assim, sem pagamento, ele não quer trabalhar e portanto ele não trabalha. Mas na espiritualidade, quando se diz que a pessoa deve trabalhar sem recompensa, isso é por causa da Dvekut [adesão], chamada "equivalência de forma," para que não haja o pão da vergonha. Todo o trabalho da pessoa deve ser baseado em, "Pois Ele é grande e governador." Logo, quando chegamos a um estado onde não recebemos coisa alguma para nós, isto é toda a nossa importância.