“Abraão era velho e de muitos dias, e o Senhor abençoou Abraão com tudo” (Gênesis 24:1). Noam Elimelech interpreta (porção Chaye Sarah) que quando ele chegou aos graus de “dias”, considerados Chassadim [misericórdias], “o Senhor o abençoou com tudo”, ou seja, com todo o Israel, pois o justo que atrai doação não se direciona de forma alguma para si mesmo, pois ele não precisará delas de todo. Pelo contrário, a sua única intenção é a salvação do todo o Israel, e ele não temerá por si mesmo, como se ele não estivesse presente neste mundo. Somente o Criador zela pelo justo e o abençoa com todo o Israel, e isto é “O Senhor abençoou Abraão com tudo”.
Parece que este é o significado de “Quem pede misericórdia para seu amigo e precisa da mesma coisa é atendido primeiro” (Baba Kama 92). Por outras palavras, um justo que realmente precisa dessa coisa, também, mas com toda a sua santidade não o sente, e quando ele ora ele se direciona para que todo o Israel seja redimido, é por isso que ele é atendido primeiro pessoalmente, já que o Criador sabe que ele não interromperá a sua santidade devido à sua salvação pessoal, e como antes, também agora, ele estará igualmente entusiasmado em orar pelo conforto de Israel, pois não se sentirá a si mesmo de forma alguma, como se ele não estivesse presente no mundo. Entenda isso bem, pois isto é o todo do homem.