Por outro lado, aquele que tem pena do público e sente os problemas do público como se fossem seus próprios problemas é recompensado com ver a revelação completa da Shechiná, significando o conforto de todo o Israel. Porque a sua carência é uma carência colectiva, a abundância da Kedushá [santidade] também é coletiva.
Com isso você entenderá a questão de “Os justos não têm descanso” (fim de Berachot, fim de Moed Katan). Interpretação: Visto que a abundância é abençoada segundo o nível da carência e anseio dos justos, nessa mesma medida, nem menos nem mais, eles sempre se esforçam para aprofundar e expandir o seu receptáculo, pois o Doador não tem medida, somente o receptor . “Mais do que o bezerro quer mamar”, etc., (Pesachim 112), portanto, toda a sua intenção na vida é fortalecer o seu anseio e fazer para si um receptáculo, a fim de trazer contentamento, expandindo os limites da Kedushá na bênção do Criador.
Este é o significado de “Procure-a como um tesouro escondido” (Provérbios 2:4), e este é o significado de “Como anseia o cervo” (Salmos 42:2). “E não lhe dês descanso” (Isaías 62:7), “Minha alma anseia pela tua salvação” (Salmos 119:81). No entanto, deve-se sempre consistir de ambos, ou seja, o homem também, Jacó, como em “Para aqueles que O temem não lhes faltará” (Salmos 34:10), conforme recebi no significado das palavras “E dois carneiros” ( Êxodo 29:1, Levítico 23:18), ou seja um masculino e um feminino.
Devemos entender, pois eles disseram “mais virtude do que calamidade” (Sotá 11, Sanhedrin 100), e aqui eles disseram “Na medida em que a pessoa valoriza” (Meguilá 12,Sotá 8). Talvez seja porque aqui é segundo a quantidade, e aqui é segundo o nível, já que ele está na quantidade dela e ela está no nível dela.