No entanto, o que Ele deixou para Seus servos cultivarem é a questão de “Se eles forem recompensados, Eu o apressarei”. Este é o significado dos quatrocentos anos que foram ditos a Abraão, o Patriarca, entre as divisões, e eles chegaram a 216 anos, pois esta foi a recompensa pelo seu trabalho. Este é o significado de estar imerso em quarenta e nove portões de Tuma’a [impureza] e havia medo do quinquagésimo portão, então o Criador teve pena deles e os redimiu, pois ali é o lugar da redenção para Israel. Isto foi em troca do trabalho deles, e este é o significado do que ele disse, que Ele os fez pular o fim devido à adversidade da escravidão.
Isto é o que significa que nos dias do Messias e no mundo vindouro, os ímpios se transformarão em pó e serão colocados sob os pés dos justos (ver Tosafta Sanhedrin, Capítulo 13, 41). É como “Estes são para a vida eterna, e estes são para a desgraça e o desprezo eterno” (Daniel 12:2). Este é também o significado de “Ele recebe a sua parte e a parte do seu amigo no Jardim do Éden” (Hagiga 15, Yalkut Shimoni, Jeremias, Capítulo 17, 299). Embora, na verdade, “Nenhum exilado será expulso dele” (2 Samuel 14:14), isso acontece quando todo o tempo dos 6.000 anos for completado, ao final dos quais haverá o tempo do fim, cujo Segula [poder] é revelar aquela luz do poder da unificação que corrige todas as coisas e as devolve à completude da unidade. Mas através do poder dos justos e através das suas ações que aceleram o fim, ou seja, aquela luz que emergiria por si mesma a seu tempo, eles a propagaram cedo através do poder das suas ações. Por esta razão, o todo do mundo corrigido nesse momento pertence especificamente aos próprios justos. Além disso, são recompensados com a parte de seus amigos, que não foram recompensados por suas ações e, portanto, não têm interesse em estar naquele momento, pois o mundo já está corrigido e “cessarão os pecados da terra” (Salmos 104: 35). Nesse momento, eles existem especificamente numa forma de pó e desprezo eterno.
Este é o significado de Kof-Tzadi [formando a palavra “fim” em hebraico], Reish-Dalet-Vav, sendo quatrocentos anos [em Gematria], e Kof-Tzadi [190 em Gematria] anos é o mérito dos justos, e esta é a redenção futura.
Este é o significado de “Tu verás o teu mundo na tua vida” (Berachot 17), uma vez que quando a Sitra Achra [outro lado] vê que a alma vence com as correções, ela derrama toda a sua ira sobre ela até que ela seja por vezes capturada na sua rede. Então ela tem permissão para empurrar a alma através do 49º portão. A Sitra Achra também quer empurrá-la através do 50º portão, mas é aí que ela falha completamente, como em “Ele caiu no buraco que fez” (Salmos 7:16). “Ele é punido pelo trabalho de suas próprias mãos” (Pesachim 28), uma vez que o próprio Criador aparentemente se revela sobre ela e a redime