Pois todos de Israel são responsáveis um pelo outro.
Sanhedrin p 27b; Shavuot p 39a
“E Israel lá acamparam, face à montanha” (Êxodo, 19). Nossos sábios interpretaram — como um homem em um coração.
Baal HaSulam, “O sentido da Concepção e Nascimento”
Israel são responsáveis um pelo outro, ou seja que o todo de Israel são um discernimento.
Rabash, Degraus da Escada, “Noiva e Noivo”
Através da força da Arvut [garantia mútua], um corrige pelo outro, e tudo é corrigido.
Ramchal, Drushei, 24 Kishutei Kallá [Adornos da Noiva]
É apresentado em Midrash Tanchumá, “Israel não serão redimidos até que sejam todos uma sociedade, como se diz, ‘Naqueles dias e naquele tempo, diz o Senhor, os filhos de Israel virão, eles e os filhos de Judá juntos.’ Logo, quando eles estão unidos, eles recebem a face da Divindade.”
Eu apresentei as palavras do Midrash para que vós não pensais que o assunto de um grupo, que é o amor de amigos, se relaciona ao Hassidismo [um ramo do Judaísmo]. Em vez disso, é o ensinamento de nossos sábios, que viram quão necessária era a união dos corações num único grupo para a recepção da face da Divindade.
Rabash, Rabash — os Escritos Sociais, “Carta nº 34”
Serve isto para falar da Arvut [Garantia Mútua], quando todos de Israel se tornarem responsáveis uns pelos outros. Porque a Torá não lhes foi dada antes que todo e cada um de Israel foi questionado se ele concordava tomar sobre si mesmo o Mitzvá [preceito] de amar os outros na completa medida, expressa nas palavras: “Ama teu amigo como a ti mesmo.” Isto significa que todo e cada um de Israel tomaria sobre si mesmo cuidar e trabalhar para cada membro da nação, e satisfazer todas as suas necessidades, não menos que a medida impressa neles de cuidar das suas próprias necessidades.
E assim que a inteira nação unanimemente concordou e disse, “Nós faremos e nós escutaremos,” cada membro de Israel se tornou responsável que nada faltasse a qualquer outro membro da nação. Somente então se tornaram eles dignos de receber a Torá, e não antes.
Baal HaSulam, “A Arvut [garantia mútua]”
Quando um sente que a sua alma existe no todo de Israel, em todo e cada um deles... Nessa altura, ele é completo, sem defeitos, e a alma brilha verdadeiramente nele no seu completo poder, como ela apareceu em AdamhaRishon.
Baal HaSulam, “600,000 Almas”
“Há um certo povo espalhado no estrangeiro e disperso entre os povos.”
Hamã disse que na sua visão, teremos sucesso em destruir os Judeus porque eles estão separados uns dos outros; assim, nossa força contra eles certamente prevalecerá, pois isso causa separação entre o homem e Deus. E o Criador não os ajudará de qualquer modo, uma vez que eles estão separados d'Ele. Foi por isso que Marduqueu foi e corrigiu esse defeito, como é explicado no versículo, “os Judeus se reuniram ,” etc., “para se reunirem a si mesmos juntos, e para defenderem sua vida.”Isto significa que eles se salvaram a si mesmos ao se unirem.
Baal HaSulam, Shamati [Eu Escutei], 144,
“Há um Certo Povo”
“Vós sois toda bela, minha esposa.” “O todo da alma louvará o Senhor.” A perfeição da Divindade está na alma do Rei Messias, que é uma filha única. Contudo, para ser completa, todas as almas se devem conectar dentro dela, e elas se tornarão uma dentro d'Ela, e então a Divindade brilha com grande correcção, pois ela é a noiva. E então, “Vós sois toda bela, minha esposa, e não há nódoa” que permanece, pois através da força da Arvut, um corrige pelo outro, e tudo é corrigido.
Ramchal, Drushei, 24, Kishutei Kallá [Adornos da Noiva]