1927
Meu querido amado da alma e discípulo, e todos os amigos.
Recebi todas as tuas cartas, e que estas possam agradar ao Todo Poderoso. No entanto, “conhece o Deus do teu pai e serve-O”. Conhecer significa reconhecimento, porque uma alma que não conhece não é boa. Isto significa que se uma pessoa não conhece o seu mestre, mesmo que ela tenha uma alma e anseie e almeje por servi-Lo, não é boa.
Mesmo que a pessoa tenha uma alma, ela não está preparada para conhecê-Lo, “até que o espírito seja derramado sobre ela do alto”. No entanto, a pessoa precisa prestar atenção e ouvir as palavras dos sábios, e acreditar nelas de todo o coração.
Já foi escrito: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”. O Baal Shem Tov interpreta: “O Senhor é a tua sombra”. Assim como a sombra que segue os movimentos de alguém, as suas inclinações tendem para todo o lado que a pessoa toma, o mesmo acontece com o homem em relação ao Criador. Isso significa que quando o amor pelo Criador desperta, a pessoa precisa ver que o Criador despertou para ela com intenso desejo, etc. Este é o significado das palavras do Rabi Akiva: “Feliz és tu Israel diante de quem tu purificas, e de quem te purifica”.
Assim, no início da sua aproximação, é-lhe dada uma alma que é como um círculo. Isso significa que o Criador desperta para ela sempre que houver uma possibilidade da parte dela de se agarrar com desejo e anseio.
Isto é o que o poeta escreve: “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida”. O Rei David é a alma coletiva de todo Israel. Por isso, ele sempre desejava, suplicava e ansiava por verdadeira adesão com Ele.
No entanto, a pessoa precisa saber no seu coração que o Criador o persegue tanto quanto ela persegue o Criador. A pessoa nunca deve se esquecer disto, mesmo ao longo do maior anseio. Enquanto se lembrar que o Criador sente falta e persegue a pessoa para se apegar a ela tão intensamente quanto a pessoa deseja por si mesma, então ela sempre vai de força em força, com anseio e súplica, em um acoplamento sem fim, a completa perfeição da alma. Por fim, a pessoa é dotada com arrependimento por amor, ou seja, o retorno da Vav à Hey, sendo a unificação do Criador com a Divindade.
No entanto, uma alma sem o conhecimento e reconhecimento do Mestre está em grande declínio, quando o anseio aumenta em uma determinada medida. É assim porque a pessoa pensa que o Criador agora não gosta dela; ai desta vergonha e desgraça. Não só ela não completa o seu anseio e súplica de ser preenchida com amor eterno, ela mesma está em um estado de “e o difamador separa amigos íntimos”, já que ela acha que só ela deseja, suplica e anseia pelo Criador. Ela não acredita nos nossos sábios que, à mesma medida, o Criador deseja, suplica e anseia por ela.
O que devemos fazer para beneficiar aqueles cujo coração não foi corrigido com a fé nos sábios? “Da minha carne verei a Deus?” Eu já lhe provei várias vezes que as condutas deste mundo são Otiyot (letras) que a pessoa deve copiar para o seu verdadeiro lugar na espiritualidade, pois a espiritualidade não tem Otiyot.
Entretanto, por causa da quebra dos vasos, todas as Otiyot foram ejetadas para as condutas corpóreas e pessoas. Quando uma pessoa se corrige e alcança a sua raiz, ela deve coletá-las por si mesma, uma por uma, e trazêlas de volta para a raiz, para a santidade. Este é o significado de “sentenciando-se a si próprio e ao mundo inteiro a uma escala de mérito”.
A questão da unificação do Criador e da Divindade que a pessoa induz, quando ela teve o preenchimento do seu anseio e súplica é exatamente como o acoplamento inferior, aplicado no nascimento de um corpo físico.
Isto, também, estende-se necessariamente por causa e efeito, ou seja, o endurecimento que é uma certa medida de anseio e súplica, chamado rigidez na língua corpórea. Deste modo, a semente da pessoa também é abençoada, porque ela dispara como uma flecha Néfesh (alma), Shaná (ano), Olam (mundo). Este é o significado de, como existe arrependimento? No mesmo
local, ao mesmo tempo, com a mesma mulher, visto que Hey Tata’á (a Hey Inferior) consiste de Néfesh, Shaná, Olam.
Néfesh é a medida do anseio e a súplica. Shaná é a mudança de estímulos, como o coito completo comporta a medida completa para restaurar a glória do passado, ou seja, como se estivessem aderidos antes de serem separados do mundo corpóreo. No entanto, a pessoa não pode estar preparada para este acoplamento sublime, chamado coito completo. Pelo contrário, “Certamente bondade e misericórdia”.
Por isso, o estímulo, que é o início do coito, é o significado de “um justo que sofre”. O Criador não tem nenhum desejo pela sua adesão, por isso ele não sente o gosto do amor no anseio e a súplica que precisa de “a mesma coisa” e “o mesmo lugar”. Assim, a pessoa é encontrada em um estado de tristeza, que é Nega (aflição, נגע ) que está destinada a se tornar Onég (prazer, ענג ) [as palavras são escritas com as mesmas letras em ordem inversa].
No entanto, “o tempo vai fazer o que a mente não faz”. O Criador conta todos os estímulos e reúne-os na medida completa, que é a medida de rigidez para o dia pretendido. Isto é o que o poeta quer dizer com “Desperta e Soa para romper qualquer grito”. “Espetar” é o orgasmo, como se diz, “espetou na mulher de seu irmão”, que é o acasalamento do Criador com a Divindade de Cima para baixo antes da alma se vestir na encarnação deste mundo.
Depois disso, quando uma pessoa se prepara para voltar à sua raiz, ele não induz o acasalamento completo de uma vez só, mas cria estímulos, que é o grau de Néfesh, por meio de ciclos, perseguindo a santa Divindade com toda sua força, tremor e suor, até que ele escala este limite todo o dia e toda a noite, incessantemente.
É como se os livros descrevem-se por meio de ciclos. Enquanto a alma de uma pessoa está sendo completada nos graus de Néfesh, ele chega cada vez mais perto, e assim seu anseio e tristeza crescem. É assim porque o desejo insatisfeito deixa para trás uma grande aflição, de acordo com a medida do desejo.
Este é o significado de “Soar”. O poeta nos ensina e diz, “Desperte”, o que significa que você induz estímulos na santa Divindade. “Soar”, para você causa uma grande aflição, como nenhuma outra, que é o significado de “ele lastimava e gemia”, porque “O que diz a Divindade quando a pessoa está aflita, etc.…?” E porque você faz isso? Com a finalidade de “romper qualquer grito”.
Isto significa, “A justiça do justo não o livrará no dia de sua transgressão.” Para Aquele que conhece todos os mistérios, o desejo no coração de uma pessoa pela Sua proximidade é conhecido e que isto ainda pode ser interrompido. Assim, Ele, o Abençoado, aumenta Seus estímulos, ou seja, o início do coito, pois se ouve a Sua voz, por meio de “O Senhor da tua sombra,” a pessoa não em razão da crescente aflição dos estímulos. É assim porque a pessoa vê e ouve que a santa Divindade também sofre como ele devido ao aumento da súplica. Assim, do desejo se torna mais forte e se intensifica a cada vez, até que um de ponto no coração se completa com total vontade em um nó apertado que não vai desmoronar.
Rabi Shimon Bar-Yochay disse acerca disto na Idra: “Eu sou para o meu amado e acima de mim o Seu desejo. Todos os dias eu estava ligado a este mundo com um nó conectado a Ele, ao Criador, e por causa disso, agora acima de mim Seu desejo, etc. “Isto significa que,” Até que Aquele que conhece todos os mistérios testemunhe que ele não retorne à insensatez”.
Por isso, a ele é concedido o retorno da Hey à Vav para a eternidade, ou seja, o coito completo e a restauração da glória do passado, que é o significado de “grande espetar”.
Tudo isto é pelo poder e a virtude do sopro, por estes terem cortado qualquer grito e ele não deve voltar à insensatez. Assim, a pessoa merece a completa consciência de um acoplamento sem fim, chamado de “conhecimento”. Além disso, a pessoa vê que todos os muitos momentos de dificuldades que vinham a ela eram apenas para “conhecer”. Este é o significado de “ao mesmo tempo “, que significa” conhecido daquele que conhece os mistérios “, que os tempos criaram esse poder nele, para permanecer em sua retidão para sempre.
“No mesmo lugar,” é a restauração da glória do passado, como era antes de sua diminuição, como você já ouviu de mim várias vezes, o Criador não faz nada de novo no Fim da Correção, como os tolos pensam. Em vez disso, “E você deve comer a provisão antiga à muito mantida”, ou seja, até que ele diga: “Eu quero.”
“Na mesma mulher ...” “... A graça é enganadora e a beleza é vã; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada. “Isto significa que, durante a preparação, a beleza e a graça aparecem e a essência da perfeição que se anseia e almeja. No entanto, no momento da correção, quando a terra está “cheia do conhecimento do Senhor”, “Eu verei um mundo oposto”, já que apenas o medo e o desejo são a essência da perfeição desejada. Então, sente-se que durante o tempo de preparação, a pessoa estava mentindo para si mesma. Este é o significado de “um justo que é feliz”, significando o coito completo para aquele a quem é concedida o grande espetar. Este é um completo justo.
Mostre estas palavras diante dos olhos de todos os amigos, e com isso eu lhe abençoo com a escrita e assinatura nos livros dos justos.
Yehuda
Os meus problemas são muitos, e eu não posso lhe deixar saber da grandeza da saudade que tenho de você, mas estou certo da redenção que está próxima. Não me prive das suas cartas, pelo menos uma todas as semanas. Acredite em mim que, enquanto você escreve, a sua resposta virá imediatamente.
Eu não tenho ouvi nada do nosso amigo ... e talvez não haja necessidade para aqueles que O temem? Isto, também, ele deveria me deixar saber. Eu sinto falta de saber dele e de sua família.
Tudo de bom, e se Deus quiser, vamos falar longamente de assuntos espirituais.
Yehuda
Parte do livro Frutos de Um Sábio, disponível em KabbalahBooks.Info