Sáfra de Tzniuta [O Livro Escondido]
1-2) O que é a ocultação do livro?
Rabbi Shimon diz, “Cinco capítulos estão incluídos no grande palácio e preenchem a terra inteira.” Rabbi Yehuda disse, “Se estes incluem toda a sabedoria, então eles são melhores que todos e não precisamos de aprender mais.” Rabbi Shimon disse, “Assim é para aquele que entra na sabedoria e sai dela em paz, ele vê aqui a inclusão de toda a sabedoria. Mas aquele que não entrou na sabedoria e saiu em paz assim não é, uma vez que aquele que entra no palácio da sabedoria e sai de lá devido a um defeito não é considerado ter entrado e saido, pois ele não saiu de sua própria vontade. Em vez disso, ele foi expulso de la devido a um defeito. Mas aquele que não tem defeito, e sai do palácio de sua própria mente e vontade, é como aquele que entra e sai de sua própria casa, ele é como um da família lá, e a Divindade mostra-lhe todos os seus tesouros e segredos, e nenhuma coisa esconde dele. Ele é considerado ir e voltar.”
É como uma pessoa cuja casa estava nas montanhas, e que não conhecia os habitantes da cidade. Ele semeou trigo e comeu o trigo como estava. Um dia ele chegou à cidade e lhe foi dado bom pão. Esse homem disse, “Para que serve isto?” Lhe foi dito, “É pão para comer.” Ele comeu e achou-o muito saboroso. Ele disse, “De que é isto feito?” Lhe contaram, “De trigo.” Então lhe foram dados bolos feitos em óleo. Ele provou-os e disse, “De que são estes feitos?” Lhe foi dito, “De trigo.” Então lhe foi dado um prato digno de reis, que é amassado em óleo e mel. Ele disse, “De que são estes feitos?” Lhe foi dito, “De trigo.” Ele disse, “Certamente, eu sou o dono de tudo isso pois eu como a essência de todos esses,” que é o trigo. Devido a essa visão ele não aprendeu como fazer todas essas delícias e não conhecia as delícias do mundo, e todas elas foram perdidas para ele. Assim é aquele que tem o todo da sabedoria e não conhece os deliciosos refinamentos que saem desse todo.
39) Quando uma pessoa deseja estabelecer uma oração ao seu MESTRE, seus lábios murmurram de dessa maneira de baixo para cima, para elevar a glória do seu MESTRE ao lugar da poção do fundo poço, Biná. Então ele vai para extrair dessa poção do rio, Biná, de cima para baixo para cada grau até ao último grau, Malchut, para prolongar donativos a todos de cima para baixo. Então deve ele atar um nó a tudo, para unificar todos os graus em Ein Sof, o nó da direcção da fé, e todos os seus desejos serão realizados, quer os desejos do público ou os desejos de um indivíduo.
40-43) A oração que um deve fazer ao seu MESTRE é definida de nove modos:
Na ordem do alfabeto;
Ao mencionar as qualidades do CRIADOR: Misericordioso, Gracioso, e assim por diante;
Nos honrosos nomes do CRIADOR: EKYEH, Yod-Hey, Yod-Hey-Vav, El, Elokim, HaVaYaH, Exércitos, Shadai, ADNI;
Nas dez Sefirot: Malchut, Yesod, Hod, Netzách, Tiféret, Gevura, Chésed, Biná, Chochmá, Kéter;
Ao mencionar os justos: os patriarcas, os profetas, os reis;
Em cântico e louvor, nos quais haja verdadeira recepção;
Acima deles, aquele que sabe corrigir correcções adequadamente pelo seu MESTRE;
Ao saber como elevar de baixo para cima;
E há aquele que sabe como prolongar abundância de cima para baixo.
Em todos esses modos de oração, grande intenção é necesária.
E se ele aponta adequadamente em todos esses modos de oração, ele é uma pessoa que honra o nome do seu sagrado MESTRE. Está escrito sobre isso, “Pois EU honrarei aqueles que ME honram, e aqueles que ME desprezam serão desprezados.” EU o honrarei neste mundo para manter e fazer todas as suas necessidades, e todas as nações da terra verão que o nome do SENHOR é evocado sobre ele e o temerão. No mundo vindouro, ele será recompensado com ser pio, no reino dos pios, embora ele não leia na Torá suficientemente, mas porque foi recompensado com olhar para conhecer seu MESTRE e direccionar nisso adequadamente.
Aquele que não sabe como unificar o sagrado NOME e atar o nó da fé, para prolongar ao lugar que é necessário, e honrar o nome do seu MESTRE, é melhor que não nasça, especialmente se ele não intencionar no Amén. Por esta razão, qualquer um que sussurre com seus lábios e coração limpos, com águas purificantes, está escrito sobre ele, “E DEUS disse, ‘Façamos o homem,’” pois um homem que sabe como unir as similitudes e imagem adequdamente, onde ZA é Tzelem [similitudes] e Nukva é a imagem.