Ki Tetzé [Quando Sais]
52) Não é o estudo que é mais importante,
mas o acto. Qualquer um cujo medo de pecar preceda sua sabedoria, sua sabedoria
dura.
105) É com razão que disse o CRIADOR, “Qualquer
um que se envolva em Torá, em fazer Chasadim, e ore com
o público, EU o elogio como se ele ME tívesse redimido e a MEUS filhos de entre
os idolatras.”
Mas um número de pessoas se envolvem na Torá
e em fazerem Chasadim e orarem com o público, todavia o CRIADOR e SUA Divindade, Israel,
não são redimidos? Certamente, isso significa que ele se deve envolver na Torá
para unir a Divindade com o CRIADOR e não por qualquer outra meta. Fazer Chésed
[misericórdia/gentileza] significa que não há Chassid [devoto/reverente/pio]
senão aquele que faz Chésed com
seu FAZEDOR, quando todos os Mitsvot que ele mantém são para redimir a
Divindade do exílio através deles, e não por qualquer outra meta. Com isso, ele
faz Chésed com o
CRIADOR e é ele chamado Chassid.
106) Aquele que faz Chésed com a Divindade—para
a elevar do exílio—faz Chésed com
o CRIADOR.
Quando Israel e o CRIADOR desejou afligi-los, Ima—Divindade—estava
deitada sobre eles e preveniu o CRIADOR de os afligir até que eles se
dispersaram. O que fez o CRIADOR? ELE exilou os filhos do rei,
Israel, juntamente com a rainha, a Divindade. ELE jurou que ELE não regressaria
até que a rainha regresse ao seu lugar. Logo, aquele que faz Chésed com a
Divindade e se arrepende, e em toda a Torá e seus Mitsvot visa somente
redimir a Divindade do exílio, faz Chésed com
seu FAZEDOR e aparentemente O redime e SUA Divindade e SEUS filhos do exílio.
107-108) Elias disse, “Moisés, vós sois esse
homem. Vós sois o filho do rei e da rainha, cuja obra para o CRIADOR não é
sequer como aquele que faz Chésed com
seu FAZEDOR, mas como um filho que se comprometeu se preparar e reunir sua
força para redimir seu pai e mãe, que se condena à morte por eles. Aquele que não
é o filho do rei e faz Chésed com
o rei e rainha, certamente é considerado fazer Chésed com seu FAZEDOR. Mas vós, que sois o filho do rei, é teu dever, e não
Chésed.”
Moisés se levantou e se prostrou no chão
diante do CRIADOR. Disse ele, “Assim seja que eu seja considerado um filho, que
minhas obras pelo CRIADOR e SUA Divindade sejam para eles como um filho que se
esforça entre eles pelo seu pai e mão, a quem ele ama mais que ele se ama a si
mesmo, a sua alma [Néfesh], a seu espírito [Ruách], e a sua
alma [Neshamá], e considera tudo
aquilo que ele tem como nulidade e nada, para fazer com eles a vontade de seu
pai e mãe e para os redimir com eles. E embora eu saiba que todas as coisas
estejam na SUA posse e eu nada tenho para LHE dar, ainda assim, o
MISERICORDIOSO deseja o coração do homem—para que ele esteja pronto para
qualquer coisa.” Nessa altura o CRIADOR veio, o beijou, e disse, “Moisés,
certamente és um filho MEU e da Divindade. Sábios e anjos, beijai o filho.”
Todos se levantaram e o beijaram, e o aceitaram como grande e um rei sobre
eles.
128-129) Embora a Hey de Atzilut,
do nome HaVaYaH, Malchut, apoie
todas as coisas, não deveis voar e descer senão com Malchut.
Como os órgãos do corpo não têm movimento
senão na alma, os órgãos que ela tem—suas Sefirot—se espalham sobre vós
para vos apoiar com eles. Assim é a Hey, como o mar. Se
ela tem Kelim para preencher, eles são preenchidos por ela e ela se
espalha neles como os rios que se prolongam do mar para a terra. Se ela não tem
Kelim, ela é somente Hey, sem expansão dos rios.
Assim são os Kelim da Divindade. Acima
eles são sagrados anjos, e abaixo eles são Israel. Há virtuosos entre eles, com
Chésed, poderosos Chassidim, com Torá,
Profetas, e Escritos, homens da realeza de quem foi dito “E que tinham a força
para se encontrar no palácio do rei”—na oração colectiva no palácio do rei, que
é ADNI, seu rei—é HaVaYaH. Eles são
sábios e entendedores, as cabeças de Israel, e não as cabeças da multidão
misturada, Malchut, espalhando sobre ela dez Sefirot. Nessa altura a causa das
causas desce sobre ela em Yod-He-Vav-He para descer sobre eles, para elevar a Divindade sobre
eles.
142) A mãe deita-se com os pintainhos.
Israel chilreia com vários chilreios de orações, todavia ela não deseja descer
até eles para iluminar de cima para baixo. Ela não deseja mudar de Katnut, quando ela se deita e ilumina somente de baixo para cima. O que
fazem Israel? Eles levam a mãe com eles, ou seja a Divindade, e a atam com um nó
de Tefillin. Quando eles alcançam a leitura da Shemá, seus filhos evocam
as seis palavras da unificação, “Escutai Ó Israel, O SENHOR nosso DEUS, o
SENHOR é um,” CHGT NCHY de ZA da Gadlut. Eles descem até sua mãe, a Divindade, e
a atam na unificação, “Abençoado seja o nome da glória do SEU reino para todo o
sempre.”
Está escrito, “A quem chamareis,” chamando VAK de Gadlut
de ZA para iluminar
na Divindade. Nessa altura ela iluminará as Chasadim de cima
para baixo, pois é sua estação e o tempo de seu Zivug. Está escrito, “Estações,” “Que vos chamareis MINHAS estações,” na
minha estação.
Zohar Hadash, Ki Tetzé [Quando Sais]
2-3) Um deve colocar palavras da Torá sobre
a inclinação do mal para que ela quebre, pois a inclinação do mal necessita
somente de palavras da Torá. É por isso que está escrito, “E estas palavras EU
vos ordeno neste dia serão colocadas no vosso coração,” ou seja em ambas vossas
inclinações, dois corações.
A boa inclinação, porque precisa ela de
palavras da Torá? A boa inclinação coroa em palavras da Torá, e a inclinação do
mal se rende através de palavras da Torá.