Primeira ocultação (descrição): Sua face não está revelada; isto é,
o Criador não se comporta para uma pessoa de acordo com Seu Nome—O Bom Que Faz
o Bem. Em vez disso, é ao contrário—um é afligido por Ele ou sofre de pobre
ordenado, e muitas pessoas desejam colectar suas dívidas dele e tornar sua vida
amarga. Seu dia inteiro está cheio de apuros e preocupações. Ou, ele sofre de
pobre saúde e desrespeito das pessoas. Todo o plano que ele inicia, ele
fracassa completar, e está constantemente insatisfeito.
Desta maneira, é claro que ele não vê a Boa
Face do Criador, isto é, se ele acredita que o Criador é aquele que faz estas
coisas a ele, seja como punição por transgressões ou para o recompensar no fim.
Isto segue o versículo, “A quem o Senhor ama, Ele repreende,” e também, “Os
justos começam com sofrimento, dado que o Criador eventualmente lhes deseja
conceder grande tranquilidade.”
Todavia, ele não falha dizendo que tudo
isto chegou até ele pelo cego destino e pela natureza sem qualquer razão e
consideração. Em vez disso, ele fortalece-se ao acreditar que o Criador, com
Sua Orientação, lhe causou tudo isso. Isto é independentemente considerado ver
o dorso do Criador.
Segunda ocultação, à qual os livros se referem como “ocultação dentro de
ocultação,” significa que a pessoa não consegue sequer ver o dorso do Criador. Em vez
disso, ele diz que o Criador o abandonou e não mais zela por ele. Ele atribui
todos os sofrimentos que sente ao cego destino e à natureza, uma vez que os
caminhos da Providência se tornam tão complicados aos seus olhos ao ponto de o
conduzir à negação.
Isto significa (descrição) que ele ora e dá
caridade pelos seus apuros mas não é correspondido ou que se pareça. E
precisamente quando ele deixa de orar pelos seus apuros, ele é correspondido.
Quando quer que ele supere, acreditando na Providência, e faz suas boas acções,
a sorte vira suas costas e ele retrocede sem mercê. E quando ele nega e começa
a piorar seus caminhos, ele torna-se muito bem sucedido e é grandemente
aliviado.
Ele não encontra seu sustento de maneiras
adequadas, mas através de fraude e profanação do Shabat. Ou, todos os seus
conhecidos que observam a Torá e Mitsvot (mandamentos) sofrem
de pobreza, doença e são desprezados pelas pessoas. Estes observadores de Mitsvot parecem-lhe
indelicados, inatamente burros e tão hipócritas que ele não consegue suportar
estar entre eles sequer um minuto.
Inversamente, todos os seus conhecidos
ímpios, que zombam de sua fé, são muito bem sucedidos, bem na vida, e
saudáveis. Eles não conhecem doenças; são espertos, virtuosos, bem humorados.
Eles são despreocupados, confiantes e tranquilos todo o dia, todos os dias.
Quando a Providência organiza as coisas
desta maneira para uma pessoa, isso é chamado “ocultação dentro de ocultação.”
Isto é porque então ela colapsa debaixo do seu próprio peso e não consegue
continuar a fortalecer a fé que as suas dores vêm do Criador por certa razão
oculta. Finalmente, ela falha, se torna herege e diz que o Criador não zela
pelas Suas criações ou que se pareça, e tudo aquilo que transpira, transpira
pelo cego destino e natureza. Isto não é ver sequer o dorso.
Uma Descrição da
Divulgação da Face
Mas assim que ele descobriu completamente
o tempero—a Luz da Torá que a pessoa inala para o seu corpo—ao se fortalecer na fé no
Criador, ele se torna digno da Orientação com Sua Face revelada. Isto significa
que o Criador se comporta com ele como é adequado ao Seu Nome, “O Bom Que Faz o
Bem.”
Logo (descrição), ele recebe bem abundante
e grande tranquilidade do Criador e está sempre satisfeito. Isto assim é porque ele obtém sua vivacidade com facilidade e ao máximo, nunca conhece apuros ou
pressão, não conhece doenças, é altamente respeitado pelas pessoas, facilmente
completa qualquer plano que venha para sua mente, e tem sucesso para onde quer
que se volte.
E quando ele deseja sobre alguma coisa,
ele ora e instantaneamente é correspondido, pois Ele sempre responde a qualquer
coisa que ele exija Dele, e nem uma única oração é negada. Quando ele se
fortalece com boas acções, ele tem ainda mais sucesso, e quando ele é
negligente, o seu sucesso diminui proporcionalmente.
Todos os seus conhecidos são decentes, de
bom ordenado e saúde. Eles são altamente respeitados aos olhos das pessoas e
não têm preocupações de todo. Eles estão em paz todo o dia e todos os dias.
Eles são espertos, verdadeiros, e tão graciosos que ele se sente abençoado e
deliciado por estar entre eles.
Inversamente, todos os seus conhecidos que
não seguem o caminho da Torá são de pobre vivacidade, incomodados com pesadas
dívidas, e falham achar até um único momento de descanso. Eles são doentes, atormentados
e desprezados pelas pessoas. Eles parecem-lhe insensatos, mal educados, ímpios
e cruéis para as pessoas, fraudulentos e bajuladores que é intolerável estar
entre eles.
Seu Nome nos mostra que Ele é benevolente
para todas Suas criações em todas as formas de benefício, suficiente para toda
a espécie de receptor de entre Israel, pois certamente, o prazer de um não é
como o prazer de outro. Por exemplo, aquele que se envolve em sabedoria não
desfrutará de honra e prosperidade, e aquele que não se envolve na sabedoria
não desfrutará de grandes realizações e inovações na sabedoria. Logo, Ele dá
saúde e honra a um, e maravilhosas realizações na sabedoria ao outro.
O pedido da pessoa de se tornar mais forte em
acreditar na Sua Orientação sobre o mundo durante o período de ocultação trás-o
a contemplar os livros, a Torá e a atrair de lá a iluminação e o entendimento
de como fortalecer sua fé na Sua Orientação. Estas iluminações e observações
que ele recebe através da Torá são chamadas “o tempero da Tora.” Quando elas se
acumulam a uma certa quantidade, o Criador tem misericórdia dele e derrama
sobre ele o espírito do Alto, isto é, a Abundância Superior.
Ocultação e
Divulgação da Face do CRiador - B
Descrição da Ocultação da Face
1.
Sofrer tormentos tais como ordenado
deficiente, saúde pobre, degradações, falhar concretizar planos e insatisfação
tal como se impedir a si mesmo de atormentar o seu amigo.
2.
Orar sem ser correspondido. Declinar
quando melhorando seus caminhos e ter sucesso quando os piorando. O seu
sustento não vem de maneiras adequadas, mas somente pelo engano, furto ou
profanação do Shabat.
3.
Todos os seus conhecidos honestos sofrem
de pobreza, má saúde, e degradações de todas as espécies, e os conhecidos ímpios dele o zombam cada dia. Eles são bem sucedidos, saudáveis, prósperos e
despreocupados.
4.
Todos os seus justos conhecidos que mantêm
a Torá e Mitsvot parecem cruéis, egoístas, estranhos, ou
inatamente estúpidos e indelicados, bem como hipócritas. Ele acha repulsivo
estar com eles, até no Jardim do Éden, e não consegue suportar estar com eles
sequer um momento.
Descrição da Divulgação da Face
1.
Recepção de abundante bem e paz, obtenção
da sua vivacidade com facilidade e na totalidade. A pessoa nunca sente escassez ou má
saúde, ele é respeitado para onde quer que se volte, e com sucesso e facilidade
concretiza cada plano que venha para sua mente.
2.
Quando ele ora, ele é correspondido
imediatamente. Quando melhora seus caminhos, ele é muito bem sucedido, e quando
ele piora seus caminhos, ele perde seu sucesso.
3.
Todos os seus conhecidos que caminham no
caminho directo são prósperos, não conhecem doenças, são altamente respeitados
pelas pessoas e moram em paz e tranquilidade. E conhecidos que não seguem o
caminho directo são de pobre ordenado, cheios de apuros e dores, doentes e
arrogantes aos olhos das pessoas.
4. Ele considera todos os conhecidos justos como
espertos, razoáveis, bem educados, verdadeiros e tão graciosos que é muito
agradável estar entre eles.
Rav Yehuda Ashlag, (Baal HaSulam)