Eu ouvi no ano de 1938
Durante o período de preparação, o trabalho todo está nos “nãos”, ou seja, no não, como está escrito, “e eles serão atingidos em uma terra que não é.” No entanto, com as questões da língua, que é considerado “eu”, é preciso primeiro adquirir o discernimento do amor.
No entanto, durante a preparação, há apenas o trabalho na forma de não, a título de “tu não terás”, e pela profusão de nãos chegamos ao ponto de Deus25 de Chésed (misericórdia). Mas antes disso, há muitos nãos, que é um outro Deus, muitos nãos. Isto é assim porque a partir de Lo Lishmá chega-se a Lishmá.
E uma vez que a Sitra Achra fornece suporte, por isso, mesmo depois, quando nós trabalhamos e oferecemos Kedushá (santidade), ainda, quando ela tira o apoio, nós caímos do degrau, e então ela tira toda a abundância que ela ofereceu. Assim, a Sitra Achra tem o poder de dominar uma pessoa, assim que a pessoa é obrigada a satisfazer o seu desejo. E a pessoa não tem outra saída, mas elevar-se a um nível mais elevado.
Em seguida, a sequência começa de novo, como antes, com 49 portões da impureza. Isto significa que se caminha nos níveis de Kedushá até os 49 portões. Mas lá ela tem o controle para tomar toda a vitalidade e abundância, até que uma pessoa caia cada vez em um portão de impureza maior, pois “Deus fez mesmo cada um o oposto do outro.”
E quando a pessoa chega ao portão n º 49, não pode mais elevar-se, até que o Criador venha e a redima. E depois “Ele engoliu as riquezas, e ele irá vomitá-las de volta; Deus irá expulsá-las do seu ventre”. Isso significa que agora a pessoa toma toda a abundância e vitalidade que a Klipá (shell) estava retendo de todos os 49 portões de Kedushá. Este é o significado de “o saque do mar.”
No entanto, é impossível ser redimido antes do exílio ser sentido. E quando se caminha pelos 49 portões, sente-se o exílio, e o Criador redime no 50º portão. E a única diferença entre Galut (exílio) e Ge’ula (redenção) está no Álef, que é Alupho Shel Olam (Campeão do mundo). Assim, se a pessoa não atingir o exílio devidamente, também, ela está deficiente no nível.
25 Em Hebraico, a palavra Deus (El) e “não” são escritas com as mesmas letras mas em ordem oposta.