Abaixo estão uma citação de A Árvore da Vida do Ari, escrita no século XVI. Estas são as palavras de Rav Chaim Vital na sua introdução ao livro, Portão das Introduções.
Estou aqui sentado, atónito, com meus pensamentos confusos, pois nenhuma cura foi encontrada para a ruína de nosso Templo, que esteve em ruína durante 1504 anos até agora. Chegámos ao fim da nossa corda, todavia o Messias não veio. É sabido que em cada geração quando o Templo não é construído, é como se ele fosse arruinado nessa geração.
Olhei para a razão do prolongar de nosso exílio, e descobri uma resposta em O Livro do Zohar (nas correcções, "Correcção nº30"): “Aqueles que não desejam se esforçar na Sabedoria da Cabala, que tornam a Torá seca, ai deles, pois assim eles infligem pobreza, ruína, saque, morte, e destruição no mundo. E o espírito do Messias parte, o espírito sagrado, o espírito da sabedoria e entendimento, o espírito do conselho e força, o espírito do conhecimento e o temor do Senhor.
“Qualquer graciosidade que eles façam, eles fazem-a para eles mesmos. Eles envolvem-se na Torá para receber muitas recompensas, bem como para serem chefes de seminários. Nas suas acções, eles são semelhantes ao povo da geração de Babel que construiu uma torre cujo topo estava nos céus, como está escrito, ‘E façamos para nós um nome.’ O Zohar chama-lhes ‘Multidão misturada’” (Ex, 12:38).
A SABEDORIA DA CABALA — O VERDADEIRO E INTERIOR SENTIDO DA TORÁ
Todo o dia, uma voz sai do Monte Horev e clama, “Ai das pessoas da afronta da Torá,” pois quando elas se envolvem somente na sua parte literal e suas histórias, ela veste-se nas suas roupas de viúva e todas as nações dirão para Israel, “Como é vossa lei melhor que nossa lei? Afinal, vossa lei, também, é senão histórias de vaidades mundanas.” Certamente, não há maior afronta para a Torá que essa. Assim, ai deles da afronta da Torá. Eles não se envolvem na sabedoria da Cabala, que dá glória à Torá, e eles prolongam o exílio e todos os males que estão prestes a vir sobre o mundo.
Em O Livro do Zohar, Rabi Shimon diz sobre isso, “Ai daquele que diz que a Torá vem para contar contos literais. Este conto na Torá é a veste da Torá, e aquele que pensa que essa veste é a própria Torá, e que não há mais nada dentro dela, seu espírito será amaldiçoado e ele não terá parte no mundo vindouro.”
Isto assim é porque na Torá literal, quando seus contos e juízos são tratados literalmente, não há reconhecimento ou informação neles para conhecer seu Fazedor. Além do mais, há mandamentos e leis dentro deles que a razão não consegue tolerar.
REDENÇÃO DEPENDE DO ESTUDO DA CABALA
Nos tivéssemos envolvido na sabedoria da Cabala, redenção se teria aproximado, pois tudo depende do estudo desta sabedoria, e evitar se envolver nela atrasa e impede a construção de nosso Templo. ...Ele explica explicitamente que um não faz a sua parte ao meramente ler na Bíblia, o Mishná, as lendas e o Talmude. Em vez disso, um se deve envolver tanto quanto ele puder nos segredos da Torá e a sabedoria da Cabala, pois não há prazer Criador em tudo o que Ele criou, senão quando Seus filhos se envolvem nos segredos da Torá, para conhecer Sua grandeza, beleza e virtude.
DIVULGAR A SABEDORIA A TODOS
O Livro doZohar, VaYerá [O Senhor Apareceu]: “Quando estiverem próximos os dias do Messias, até crianças no mundo encontrarão os segredos da sabedoria.” É explicado que até então as palavras da sabedoria de O Zohar estiveram ocultas. Mas na última geração, esta sabedoria será revelada e se tornará conhecida, e eles compreenderão e perceberão os segredos da Torá que nossos predecessores não alcançaram.