E eu chamei a esse comentário O Sulam (A Escada) para demonstrar que o propósito de meu comentário é ser como o papel de qualquer escada: se você tem um sótão preenchido abundantemente, então tudo o que precisa é de uma escada que o alcance. E então, toda a abundância no mundo estará nas suas mãos.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 58
Não há razão para abrir O Livro do Zohar sem o comentário Sulam. Outros comentários foram escritos sobre O Zohar, mas o comentário Sulam é o único que é completo. OSulam, como seu nome (Escada) implica, é o único que nos pode conduzir à perfeição porque Baal HaSulam alcançou todos os 125 graus dos quais os autores de O Zohar escreveram o livro. Ele conectou-se a eles e interpretou O Zohar para nós a partir desse nível.
O comentário Sulam adapta O Zohar às almas que estão a aparecer no mundo hoje. Assim, nossas almas podem enfrentar o Zohar, o brilho, a luz superior, para que ele nos reforme e traga nossas almas a conexão, a conexão na qual o Criador aparece.
O Sulam ajuda-nos a nos edificarmos na "linha média" para que nossa forma esteja melhor adequada à forma na qual a luz superior vem até nós [1] para que a possamos receber.
A linha média é a fórmula pela qual devemos adequadamente combinar as duas forças que existem na Natureza: a força do Criador — dar, abundância, luz — e a força da criatura (dos humanos) — a vontade de receber. Construir a linha média é o nosso mundo inteiro, e é aqui que nosso livre arbítrio reside.
Baal HaSulam direcciona nossa visão, nossa abordagem, e nossas sensações para que as palavras de O Zoharpassem através de nós na linha média, o caminho dourado.
A linguagem de O Zohar está cheia de alegorias aparentemente corpóreas, que o comentárioSulam interpreta. [2] O Sulam ajuda-nos a percepcionar O Zohar mais elaboradamente para que sintamos que o texto nos é próximo.
Baal HaSulam também traduziu O Zohar de Aramaico para Hebraico, dividiu O Zohar em parágrafos e ensaios, e acrescentou interpretações, introduções e explicações introdutórias. [3] Tudo o que nos resta fazer é subir os degraus da escada do nosso mundo para o mundo de Ein Sof.
[1] Na linguagem da Cabala, a forma na qual a luz vem até nós é chamada “associação da qualidade de misericórdia em juízo.” Para mais detalhes, veja “Prefácio a O Livro do Zohar," Itens 36-38 por Baal HaSulam.
[2] E os livros da Cabala e O Zohar estão cheios de parábolas corpóreas. Desta forma, as pessoas tinham medo caso viessem a perder mais que ganhassem ... E foi isto que me promoveu a compor uma interpretação suficiente aos escritos do Ari, e agora a o Sagrado Zohar. E eu removi completamente essa preocupação, pois evidentemente expliquei e provei o sentido espiritual de tudo, que ele é abstracto e desprovido de qualquer imagem corpórea, acima do espaço e acima do tempo, como os leitores verão, para permitir ao todo de Israel estudar O Livro do Zohar e ser aquecido pela sua Luz sagrada. (Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 58)
[3] Todas as interpretações de O Livro do Zohar perante nossa não clarificaram tanto quanto dez porcento dos lugares difíceis em O Zohar. E em pouco elas clarificaram, suas palavras são praticamente tão abstractas como as palavras do próprio O Zohar. Mas na nossa geração fomos recompensados com o comentário Sulam (Escada), que é uma interpretação completa das palavras de O Zohar. Além do mais, não só não deixa ela uma matéria obscura no todo deO Zohar sem a clarificar, mas as clarificações são baseadas em análise franca, que qualquer estudante intermédio consiga compreender. (Baal HaSulam, “Um Discurso pela Conclusão de O Zohar")Unlocking the Zohar