Enquanto lendo em O Zohar, devemos querer nos conectar a todas as pessoas no mundo cujo ponto no coração despertou, e desejar receber de O Zohar a força para nos desenvolvermos, também. Assim, até se formos só principiantes, recebemos em troca pelo nosso desejo um enorme poder que nos empurrará em frente.
Esta é uma enorme força que consegue invocar uma mudança significativa no mundo. Tudo o que precisamos é abordarO Zohar com um desejo de nos conectarmos a todos.
Não há nenhum para começar e dizer canções, e não há nenhum para completar este cantar. Isto é, aqueles que se encontram no meio do cantar não completam sua canção porque todos eles se tornam atentos à voz de Rabi Shimon até que uma elocução de uma boca seja escutada através de todos os firmamentos acima e abaixo.Quando Rabi Shimon conclui de se envolver na Torá, quem viu canções? Quem viu a alegria daqueles que louvam seu Mestre? Quem viu as vozes que caminharam em todos os firmamentos? É por Rabi Shimon que todas as almas e anjos vêm e se ajoelham e se dobram perante seu Mestre, e levantam as fragrâncias dos perfumes do Éden — iluminação de Chochmá — todo o caminho até AtikYomin. Tudo isto é por Rabi Shimon.
Zohar para Todos, Shemot [Êxodo], Item 242
Rabi Shimon não é uma pessoa de carne e osso sendo louvada aqui, mas um sistema espiritual chamado “Rabi Shimon.” O que significa isso? A alma geral consiste de muitas partes com muitas funções diferentes, como órgãos num corpo humano tais como um cérebro, um coração, rins, e assim por diante. A alma de Rabi Shimon, discutida neste capítulo, é uma parte muito importante da alma geral porque ela conduz a correcção do resto das almas.
As grandes almas que o precederam conduziram a correcção em respeito a Israel. Mas a alma de Rabi Shimon é um sistema que passa a correcção para o mundo inteiro. Ao contrário da Torá de Moisés, cujo propósito foi somente corrigir o povo de Israel, O Zohar é dirigido a corrigir a humanidade inteira. O grau que continua a alma de Rabi Shimon é a alma de Rabi Elazar, seu filho, e ela já aponta para o fim da correcção geral [1]. Esta é a estrutura do sistema de almas através da qual a luz que corrige nossas almas desce e as preenche.
Os pais vieram — Moisés, Aarão, David e Salomão — e abençoado Rabi Shimon. Eles disseram, “Vós sois uma luz sagrada, e vossos amigos, ...que brilham de vós. E em cada dela, se diz, ‘A vela do Senhor é a alma do homem.’ Moisés brilha em vós e vós em vossos amigos, e vós sois todos um, sem qualquer separação. E daqui em diante todas estas iluminações se espalham a todos os que alcançam a sabedoria.”
Zohar para Todos, Pinhás, Item 824
No presente estado do mundo, é vital que nos seguremos ao sistema de Rabi Shimon porque ele nos conduz para as correcções. Essa é também a razão pela qual O Livro do Zohar está agora a se tornar tão bem conhecido pelo mundo.
Até recentemente, embora todos soubessem que havia algo de especial acerca de O Zohar, muitos poucos na realidade sentiam uma necessidade de o abrir. Hoje, quando um mundo está numa crise global, O Zohar deve ser revelado. Ele é o único meio para a correcção do nosso mundo. Através dele, podemos e devemos obter o poder para alcançar o nível mais elevado da Natureza, o mundo superior.
Felizes são aqueles que se sentam perante Rabi Shimon e são recompensados com escutar os segredos da Torá de sua boca. ...Rabi Shimon disse, “Felizes sois vós, amigos, pois nenhum segredo é escondido de vós.”Zohar para Todos, Yitro [Jetro], Item 170
Qualquer um que deseje receber força deste sistema é considerado como “sentado perante Rabi Shimon.” Até uma pessoa que toca ligeiramente no sistema de Rabi Shimon já está sob sua influência.
Se vós não fosseis Rabi Shimon, ela não seria transmitida para ser revelada. O Zivug [acasalamento] nesse mundo dá fruto mais que um Zivug que é feito neste mundo. Com seu Zivug, o Zivug desse mundo, com seu desejo como um, quando as almas se apegam umas às outras, elas dão fruto e as luzes saem delas e se tornam velas. ...Todas essas almas que nascem de estes Zivugim [acasalamentos] entram no mesmo salão.
Zohar para Todos, Shlach Lecha [Envia em Diante], Item 202
Quando falando de Rabi Shimon como um sistema, isso pode ser um pouco confuso. Desta forma, vamos colocar alguma ordem nas nossas palavras. Há praticamente 1800 anos atrás, certamente viveu um homem cujo nome foi Shimon, e ele realmente escreveu o livro conhecido como O Livro do Zohar juntamente com amigos-estudantes. Contudo, além de viver no nosso mundo e escrever o livro fisicamente, suas almas na realidade experimentaram todas as impressões que eles descreveram no livro.
Se os autores de O Zohar não tivessem vivido no nosso mundo, eles não teriam sido capazes de escrever o livro. Mas se não tivessem vivido no mundo superior, eles não teriam sido capazes de corrigir coisa alguma e o livro não nos daria qualquer valor espiritual. Por outras palavras, juntamente com a escrita, eles executaram correcções interiores no nível das almas do mundo superior. Escrever é somente uma expressão superficial de uma conexão corrigida de amor e conexão entre almas, que permite que a luz desça do mundo de Ein Sof através do seu sistema, praticamente todo o caminho até nós.
Porquê praticamente? Porque a luz se encontra precisamente acima de nós, e o que nos é exigido é somente querermos recebê-la.
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Aquele que abandona Rabi Shimon,é como se ele abandonasse tudo.
Zohar para Todos, Yitro [Jetro], Item 411
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[1] Para mais sobre isto, veja “A Doação da Torá” e “A Arvut [Garantia Mútua]” por Baal HaSula