A Portaria
das Intenções
Capítulo 1
1*) Há um Emanador e há um ser emanado. O ser emanado contém quatro
elementos: fogo, vento, água e poeira. Estas são as quatro letras HaVaYaH
[Yod-Hey-Vav-Hey], e elas são HB TM, e elas são TANTA, e elas são ABYA, que são
as quatro fases no homem: Uma é o homem interior, que é a espiritualidade. Ela
é chamada NRNHY. A segunda é o corpo, a terceira são as vestimentas do corpo e
a quarta é a casa na qual o homem e seu corpo e vestimenta habitam.
* Árvore da Vida, Parte 2, Portão 42, Capítulo 1
Luz Simples
1) Há um Emanador e há um ser emanado. O ser emanado contém quatro
elementos, etc. Isto nos ensina uma grande regra que contém a
inteira sabedoria, para aprendermos como o todo inteiro, até com os seus mais
minúsculos pormenores, são semelhantes, uma vez que toda a realidade, superior
e inferior juntas, são senão as cinco fases: Kéter, Chochmá, Biná, Tiféret, e
Malchut. Estas são chamadas os cinco nomes dos mundos: Adam Kadmon, Atzilut,
Beriá, Yetzirá e Assiyá. AK [Adam Kadmon] é Kéter, ou seja a raiz de todas as
coisas e o Emanador. O mundo de Atzilut é Chochmá, o mundo de Beriá é Biná, o
mundo de Yetzirá é Tiféret, e o mundo de Assiyá é Malchut. Estas são as quatro
letras no nome HaVaYaH: Yod é Chochmá, a primeira Hey é Biná, Vav é Tiféret, e
a última Hey é Malchut. Elas são também chamadas sabores, pontos, coroas e
letras. Sucede-se que todos os mundos estão incluídos em um HaVaYaH, ou seja Chochmá
e Biná, Tiféret e Malchut, e a ponta da Yod é considerada o Emanador, ou seja o
mundo de AK. Respectivamente, não há um minúsculo elemento de toda a realidade
que não contenha estas cinco fases KHB TM.
A razão para isto é que todas as coisas são emanadas e criadas somente pela
Sefirá de Malchut, e Malchut necessariamente contém as quatro fases acima dela,
que a precedem, uma vez que ela é a mais baixa de todas cinco fases. Assim, as
primeiras dez Sefirot que emergiram depois da primeira restrição, que são
chamadas “o mundo de AK” ou “a linha de Ein Sof,” que começa perto de Ein Sof e
termina no ponto de este mundo, emergiram por um acoplamento na Sefirá de
Malchut e portanto necessariamente contém todas as supracitadas cinco fases,
bem como os quatro mundos ABYA e todos os pormenores neles, que também emergem
através de um acoplamento na Sefirá de Malchut. Portanto, existem as mesmas
cinco fases neles, também.
Devemos saber que as dez Sefirot KHB HGT NHYM são senão cinco fases, que
são KHB TM. Nós contamos dez Sefirot porque Tiféret contém seis HGT NHY dentro
dela. O motivo de Tiféret conter seis Sefirot é por causa da incorporação das
Sefirot umas nas outras, onde cada uma está incorporada em todas elas.
Portanto, há cinco fases em Kéter, cinco fases em Chochmá, cinco fases em Biná,
cinco fases em ZA, e cinco fases em Malchut. Contudo, a incorporação de GAR em
Tiféret não está completa porque a Sefirá Tiféret é luz de Chasadim que é
considerada o Guf [corpo], então como pode ela conter dentro dela as três fases
KHB, que são essencialmente luz de Chochmá? Por este motivo, a incorporação de
KHB é discernida nela, que desceram do seu grau e se tornaram três Chasadim.
Foi por isso que seu nome foi alterado para HGT e é por esse motivo que as
cinco fases nela são chamadas HGT NH, indicando que KHB que foram incluídas em
Tiféret se tornaram Chasadim dentro dela, não há Chochmá nelas, Netzách é sua
própria fases e Hod é a inclusão de Malchut nela. Por esta razão, elas são
também chamadas “cinco Chasadim.”
Também não há completa incorporação de KHB em Malchut e nela, também, elas
são chamadas HGT, tal como em ZA, e as cinco fases HGT NH nela são chamadas
“cinco Gevurot”, uma vez que todas elas são consideradas Gevurot. Também, a
Sefirá de Yesod é uma incorporação das cinco Chasadim em Tiféret e não é uma
nova fase em si mesma.
Portanto, estas dez Sefirot são não mais e não menos que cinco fases, onde
cada uma delas inclui todas elas. Também, há uma diferença nesta questão de
incorporação, uma vez que somente GAR incorporam todas as cinco fases na
totalidade, que é o porquê de ser considerado que tenham completas KHB TM em
cada um deles. Mas em Tiféret, onde KHB se tornaram Chasadim, embora isso
inclua KHB, ainda assim carece delas porque se tornaram HGT nela. Foi por esse
motivo que Tiféret é considerada ter seis Sefirot HGT NHY, para enfatizar a ausência
de KHB nela. Sucede-se que cada KHB contém na realidade dez Sefirot, que são as
três fases KHB, as seis Sefirot de ZA e Malchut, uma vez que esta inovação que
foi feita em ZA, cujas cinco fases se tornaram
cinco Chasadim, também está incluída em cada uma de KHB. Porém, ZA só
tem seis Sefirot HGT NHY porque ele não contém as três fases de KHB, mas
somente as três Chasadim chamadas HGT. Sucede-se que estas HGT NHY, que são
incorporadas somente em Tiféret, não o são por causa do seu mérito sobre GAR,
mas pelo contrário, isso a falta de GAR nele.
O motivo para o ARI contar somente quatro fases HB TM e não cinco fases KHB
TM é que Kéter é considerada a raiz de
todas as quatro fases e não é contabilizada junto com elas.
2) Todas estas fases incorporam quatro fases e elas são: Fase um da
espiritualidade é Neshamá para Neshamá e NRN. Fase dois, que é o corpo, são os
ossos, nos quais está a medúla e os tendões, carne e pele, como está escrito,
“Veste-me com pele e carne e coze-me com ossos e tendões.”
3) A terceira fase são as vestimentas. É sabido que elas são vestimentas
mandatárias para um sacerdote comum [em comparação com o alto sacerdote]: uma
camisa, calças, um gorro e um cinto. As mesmas quatro do alto sacerdote são
vestimentas mais elevadas que estas, como é mencionado no Zohar. Estas
são as vestimentas do nome ADNI e estas são as vestimentas do nome HaVaYaH.
Contudo, essencialmente, elas são somente quatro fases. A quarta fase é a casa
e há casa, pátio, campo e deserto. Porém, em todas estas quatro fases
particulares há uma fase que incorpora todas elas; ela é o intermédio entre
cada uma das duas fases e incorpora ambas.
4*) Assim que tenhamos clarificado que todos os seres emanados são uma fase
que incorpora todos os quatro elementos, que são as quatro letras
Yod-Hey-Vav-Hey, e que são os quatro mundos ABYA e têm uma quinta fase superior
entre elas e Ein Sof, agora nós vamos elaborar sobre cada mundo no geral e
depois retornaremos para os explicar a todos juntos como um todo.
Árvore da Vida, Parte 2, Portão 42, Capítulo 2
5)Tudo o que foi criado em todos os mundos são somente quatro fases, que
são HaVaYaH. Estas são espirituais, que são chamadas alma, os órgãos do corpo,
as vestimentas e a casa.
6) Falemos do mundo de Atzilut e a partir daqui vamos entender o resto. A
interioridade do todo de Atzilut é a espiritualidade chamada alma. Ela se veste
dentro dos órgãos do corpo, que são os vasos. Estes são as dez Sefirot chamadas
Rosh [cabeça], Zero’ot [braços], e Guf [corpo].
7) Regressemos à questão do corpo, pois esta fase são dez Sefirot, dez
qualidades, pois há uma fronteira e medida nelas. Está escrito em Pirkey
Heichalot, na medida do nível, que ele é de 2 biliões, 236 milhões de parsas.
Este corpo está vestido dentro das vestimentas de Atzilut tal como disseram
nossos sábios, o Criador se vestiu em dez vestimentas, uma vestimenta de
orgulho, como foi dito, “O Senhor é Rei, Ele veste orgulho.” Este é o
significado do que é mencionado em Pirkey Heichalot, que lá o robe do Criador é
chamado Zahariel, mas a alma no interior não tem medida de todo. Porém em
comparação com Ein Sof, podemos chamar-lhes “medidas e Sefirot” para a alma,
também.
8) Estas vestimentas estão dentro das casas, que são os sete salões de
Atzilut, que são o próprio mundo. Estes são os céus e a terra e o ar entre
eles, pois tudo isto é considerado “casas.” Elas são chamadas “o mundo de
Atzilut,” dentro do qual habita o Adam superior, que é uma alma e um corpo e
vestimentas da realeza colocadas no salão do Rei superior, que é o todo do
mundo de Atzilut.
9) Estas quatro fases são consideradas as dez Sefirot que começam em Chochmá
e contêm quatro fases. Há também a fase de Kéter, que é a quinta fase, a raiz
de todas elas e que também contém a raiz das quatro supracitadas fases.
Sucede-se que a luz e a alma em Kéter são a raiz das dez Sefirot das almas de
Atzilut que começam em Chochmá e o corpo em Kéter é a raiz das dez Sefirot dos
corpos nas dez Sefirot de Atzilut que começam desde Chochmá. Também, as
vestimentas em Kéter são a raiz das dez Sefirot de vestimentas nas dez Sefirot
de Atzilut que começam em Chochmá e o salão em Kéter é a raiz das dez Sefirot
dos salões nas dez Sefirot de Atzilut que começam em Chochmá.
10) Posteriormente, o mundo de Beriá foi criado exactamente do mesmo modo,
onde através da tela que está no fundo do salão de Atzilut, ela iluminou para
baixo e imprimiu lá uma impressão de tudo aquilo que havia no mundo de Atzilut.
Isto é chamado “o mundo de Beriá” uma vez que ela é uma luz de consequência e
não a luz superior em si. Porém, uma vez que ela é o selo de Atzilut, ela tem
de conter todas as fases que existem em Atzilut.
11*) Certamente, a regra intermédia que abrevia tudo é a seguinte: Em todas
as dez Sefirot de Atzilut, incluindo Kéter, há raiz, alma, corpo, vestimenta,
salão. É semelhante em BYA e semelhante em AK, que é a raiz de toda ABYA.
Árvore da Vida, Parte 2, Portão 42,
fim do Capítulo 2
12) Sucede-se que tudo o que foi emanado é um HaVaYaH, que é composto de
cinco fases, que são a ponta da Yod em AK, Yod em Atzilut, Hey em Beriá, Vav em
Yetzirá e Hey em Assiyá e cada uma destas fases é composta de todas as cinco.
Luz Simples
12) Tudo o que é emanado é um HaVaYaH que é composto de cinco fases, que
são a ponta da Yod em AK, Yod em Atzilut, etc., e cada uma destas fases é
composta de todas as cinco. Estas cinco fases são a luz
superior em si. Da sua perspetiva, não há mudança de mundo para mundo ou de
grau para grau. Todas as mudanças nos mundos e nos graus são somente nas telas nos
vasos de Malchut, sobre os quais um acoplamento por golpe foi feito, elevando
luz refletida que se reveste na luz superior.
Há quatro fases de densidade\grosseria nesta tela. A tela mais densa revela
o nível mais elevado através do seu acoplamento com a luz superior, uma vez que
a densidade na fase quatro suscita um nível completo de luz refletida através
de Kéter; o nível de densidade da fase dois é somente até Biná; e aquele da
fase um é somente até ZA. Se só há raiz de densidade na tela, isso suscita
somente o nível de Malchut.
Todas estas são mudanças entre esses cinco mundos AK e ABYA, uma vez que a
tela da fase quatro opera em AK; assim, a luz refletida lá propaga o nível de
Kéter. Por esta razão, ela é considerada como Kéter de todos os mundos. A tela
da fase três opera no mundo de Atzilut e a luz refletida lá propaga o nível de Chochmá.
É por isso que o mundo de Atzilut é considerado a Chochmá dos mundos. A tela na
fase dois opera no mundo de Beriá, que propaga somente o nível de Biná. Por
esta razão, ela é considerada a Biná dos mundos. A tela da fase um opera no
mundo de Yetzirá, que propaga somente o nível de ZA e é portanto considerada ZA
dos mundos, ou seja Tiféret. A tela mais ténue de todas está no mundo de Assiyá;
assim, há somente o nível de Malchut lá.
Embora as quatro fases de luz directa sejam todas iguais, até em Assiyá, elas
só têm o nível de Malchut em Assiyá e em Yetzirá há somente o nível de ZA em
todas as quatro fases e assim por diante em semelhança.
Poderíamos questionar: Há cinco Partzufim em AK, que são cinco níveis um
abaixo do outro e similarmente em Atzilut, onde são chamados AA [Arich Anpin],
AVI [Abba veIma], e ZON [Zeir Anpin e Nukva]. Portanto, como diferem ZON de AK
de ZON de Atzilut e de ZON do resto dos mundos, que são Yetzirá e Assiyá? A
questão é que cada mundo é discernido primariamente segundo a sua fase mais
elevada. Uma vez que Partzuf Galgalta de AK, que é o seu mais alto, tem o nível
de Kéter, o resto dos Partzufim são considerados graus em Kéter. Isso é
semelhante no mundo de Atzilut cujo mais alto Partzuf, chamado AA, tem o nível
de Chochmá. Logo, todos os Partzufim são considerados graus de Chochmá. Isso é
semelhante em Beriá: uma vez que o mais alto Partzuf nele tem o nível de Biná.
Similarmente, em Yetzirá, seu mais alto Partzuf tem somente o nível de ZA,
então todos os graus são somente graus
ed ZA. E em Assiyá eles são considerados graus de Malchut. A regra é que todos
os graus em qualquer mundo estão relacionados e são considerados ramos do mais
alto Partzuf nele, cujo nível brilha em todas as suas ramificações.
13) A ponta da Yod em AK contém o primeiro HaVaYaH de cinco outras fases,
que são as supracitadas cinco fases do próprio AK. Estas são AK e ABYA nele,
que são as cinco fases: raiz, alma, corpo, vestimenta e salão. Também, a Yod de
Atzilut contém um HaVaYaH que incorpora todas as supracitadas cinco fases e
similarmente no resto das letras em BYA. Portanto, elas são cinco letras onde
cada uma incorpora todas elas, fazendo delas vinte e cinco fases.
14) Posteriormente, da mesma maneira, há outra incorporação, onde cada um
deles incorpora todas as vinte e cinco fases. Isto assim é porque a Yod de
Atzilut contém um HaVaYaH que incorpora todas as cinco fases e cada uma das
cinco fases incorpora cinco. Estas são as dez Sefirot da raiz, dez Sefirot da
alma, dez Sefirot do corpo, dez Sefirot da vestimenta e dez Sefirot do salão. É
semelhante na ponta da Yod em AK, Yod em Atzilut, na letra Hey em Beriá, na
letra Vav em Yetzirá, etc.
15) Sucede-se que em resum, AK é a ponta da Yod e contém um HaVaYaH que
incorpora cinco fases: raiz, alma, corpo, vestimenta e salão. Cada uma destas
fases incorpora cinco, que são as dez Sefirot da raiz, dez Sefirot do corpo, dez
Sefirot da vestimenta e dez Sefirot do salão. Também, cada Sefirá destas dez
Sefirot está incorporada nos cinco Partzufim [plural de Partzuf], que são a
raiz e ABYA.